O nome do grupo foi criado pela atriz e diretora *Daniela Santi em 1997, quando alguns alunos do Núcleo de Arte - Nova Friburgo/RJ, do qual era proprietária e uma das professoras de interpretação, manifestou desejo de iniciar um trabalho em grupo.
Por se apresentarem em performances, telegramas animados, peças (infantis e adultas), esquetes, festivais, teatro de rua e mímica, sem um gênero específico, surgiu o nome “Cômicos Anônimos”, em uma alusão a todos aqueles que vivem da arte e não são conhecidos do grande público.
Uma das apresentações marcantes foi no Cadima Shopping, na festa da Colônia Italiana. Os “Cômicos” vestiram-se como personagens da “Commedia Dell’Arte” e criaram situações semelhantes ao estilo de teatro nascido entre os séculos XV e XVI.
A Trupe Teatral “Cômicos Anônimos” desenvolve diversos tipos de pesquisas na linguagem do teatro e criando uma variedade de estilos e propostas cênicas. A direção do grupo está a cargo de sua criadora, a atriz Daniela Santi, porém isso não impediu que, na sua ausência, o “Cômicos” produzisse criações e direções coletivas, sem interromper seu percurso artístico.
Em sua trajetória, o “Cômicos Anônimos” passou por alterações na composição do seu elenco, enriquecendo assim a sua pesquisa e os resultados cênicos. Leituras dramatizadas, esquetes, teatro-escola, teatro-empresa, telegramas animados, animação de festas, contação de histórias, saraus poéticos, aberturas de shows musicais, peças infantis e adultas, fazem parte de sua oferta ao público, ressuscitando desta forma o teatro que se fazia em outros tempos, o ‘Teatro de Repertório’, onde as Companhias de Teatro ofereciam uma gama de produtos artísticos ao seu público. E é com esse objetivo que o “Cômicos Anônimos” segue distribuindo, ora alegria, ora lágrimas, para o deleite do seu público.
Em 11/09/2008, Daniela convida para esse barco: Artur Dias, Jerônimo Nunes, Luis Carlos Sil, Mário Espínola, Mikaela Jachelli, Nívea Semprini, Pablo Andrés Bursztein, Scheila Santiago e Suely Soares.
* Daniela Santi é formada em Teatro pela Unirio, profissional desde 1979, ministra oficinas de teatro para crianças, adolescentes e adultos, cada uma com 12 horas de duração. Durante mais de 10 anos ministrou o "Curso Livre de Teatro” na Usina Cultural Energisa - Nova Friburgo/RJ, que gentilmente cede o espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário